O Blog está "no ar" desde 04/07/2012. Muito obrigada pela sua visita!
Ressalto que todos os trabalhos apresentados são feitos em Fio de Malha, os Trapilhos (T-shirt Yarn/Zpagetti/Trapillo/Totora/Fettuccia)


A sua opinião sobre o meu trabalho é muito importante para mim! Pode comentar, clicando no item "comentário" existente ao final das postagens. Se gostar do trabalho, não se esqueça que pode recomendá-lo no Google, clicando no final da postagem em g +1. Obrigada/Helena

Translate

segunda-feira, 16 de março de 2015

Tapete Grande Flor Rosa e Branca em Trapilho

Uma grande flor de 8 pétalas brancas feitas a partir de uma base circular em fio de malha estampado rosa e branco e com detalhes em rosa...




A base é um círculo comum e pode ser feito em pontos baixos ou altos, conforme o gosto de cada um, ou uma mistura dos dois pontos, como eu fiz. As pétalas são feitas em carreiras de ida e volta e depois circuladas por uma carreira de pontos baixos, no caso, em fio de malha rosa.




Para o gráfico/explicações, clique em "Gráficos aqui", ao final da postagem.




Não se esqueça de aumentar as fotos: se apertar a tecla "Ctrl" e, ao mesmo tempo, clicar na foto, ela abre em outra aba com um aumento bem maior do que se apenas clicar nela. Além disso, se clicar de novo na foto já aumentada, ela aumenta mais ainda!

Gráfico
 Base circular: Como mostra o gráfico, fiz uma base com uma mistura de pontos baixos (símbolo "x"), e pontos altos (símbolo do "T" com um tracinho). Todos os pontos foram feitos pegando somente a alça de trás dos pontos da volta anterior. Os aumentos são basicamente os mesmos de sempre para se fazer um círculo e que eu já reproduzi inúmeras vezes em outros trabalhos. A única coisa realmente importante para este trabalho, é que a última carreira deve ter um total de 120 pontos, pois cada pétala ocupará 15 pontos. Então, como são 8 pétalas, 15x8 = 120 ;-)
Pétalas (semicírculos brancos): as pétalas são feitas uma a uma e, cada uma, em carreiras de ida e volta. Termina-se uma carreira, vira-se o trabalho e faz-se a próxima carreira e assim sucessivamente. Comecei do lado do avesso para que a última volta ficasse do lado do direito, mas isso é um detalhe. 
Inicia-se por fazer 3 correntes (representadas pelos pequenos círculos), em qualquer ponto da peça, pulam-se 2 pontos e prendem-se estas correntes ao tapete com um ponto baixíssimo (representado pelas bolas). 
Continua-se fazendo os 5 pontos altos restantes no mesmo ponto e prende-se novamente à peça com um ponto baixíssimo e pulando 2 pontos da base. Fazem-se as 3 correntes indicadas no gráfico, prende-se ao tapete, vira-se o trabalho e começa-se a volta 2 de pontos altos separados por uma corrente. Chega-se ao final desta volta, prende-se novamente ao tapete. Repete-se sempre este procedimento nas voltas restantes. Portanto, tanto o início como o final de cada volta têm que ser sempre presas à base.

Voltas de acabamento: circulam-se todas as pétalas com pontos baixos pegando somente na alça de trás dos pontos da volta anterior (rosa). Em seguida, circula-se novamente a peça com uma carreira de pontos baixíssimos (estampado), também pegando apenas nas alças de trás dos pontos da volta anterior.

Detalhes finais:  entre a última volta do círculo da base e as pétalas, fiz uma carreira de pontos baixíssimos em rosa. Também, com uma agulha de tapeceiro, fui passando o fio rosa pelas alças da frente de cada volta.

4 comentários:

  1. Ficou lindo,estou só imaginando ele ao pé de uma cadeira de leitura,já pensou que belezinha?Beijo Valéria.

    ResponderExcluir
  2. Helena, linda flôr em tapete, cor primaveril, gostei, beijo amiga

    ResponderExcluir
  3. Olá,que lindoooo,admiro seu trabalho,perfeito,bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Helena, andei a cuscar no seu blog e adorei seus tapetes em trapilho, técnica que ainda não utilizei , mas que tenho curiosidade em fazer.
    Talvez um dia destes me aventure neste projeto.
    Muito obrigada pela partilha dos seus trabalhos assim como os gráficos.
    Muitos Parabéns! Ficarei atenta às novidades do seu blog.

    ResponderExcluir

Receber o seu comentário me deixa muito feliz! Muito obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...